Proprietária e mantenedora da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência desde 1619 e do Museu Sacro Franciscano fundado em 1933.

Fraternidade Franciscana Secular de São Francisco da Penitência


Contato da Fraternidade:

E-mail: ofspenitencia@gmail.com

Endereço: Largo da Carioca, 5 – Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21)2262-0197

Ministra Valéria da Costa Pinheiro

E-mail: profvaleriapinheiro@gmail.com

Telefone (cel): (21)99946-7759

NOSSA FRATERNIDADE


“E depois que o Senhor me deu irmãos ninguém me mostrou o que eu deveria fazer, mas o Altíssimo mesmo me revelou que eu devia viver segundo a forma do Santo Evangelho”.
(Testamento de São Francisco – 1226)

O que é a Ordem Franciscana Secular (OFS)?

Entre as famílias espirituais suscitadas na Igreja pelo Espírito Santo, a Família Franciscana reúne todos os membros do Povo de Deus, leigos, religiosos e sacerdotes, que se sentem chamados ao seguimento do Cristo , na trilha de São Francisco de Assis. Todo esse Povo de Deus procura tornar presente o carisma do comum Pai Seráfico na vida e na missão da Igreja.
A Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de irmãos que assumiam a missão de viver e pregar o Evangelho. Jovens de Assis , na Itália, vão pelo mundo afora como andarilhos, mas vivendo a experiência de fraternidade. Todos são chamados irmãos da Penitência. Tempos depois, a Ordem se dividiu em três Ramos: Ordem dos Frades Menores ( OFM), Capuchinhos (OFM Cap) e Conventuais( OFM conv).

Com a chegada de Clara de Assis ao grupo de Francisco de Assis ( masculino), foi fundada a Segunda Ordem Franciscana, a Ordem de Santa Clara( feminina), sendo as irmãs chamadas Damas Pobres, seguidoras de São Francisco. São as irmãs Clarissas que vivem um estilo de vida contemplativa, em clausura. Dedicam-se mais à oração, à meditação e aos trabalhos internos dos mosteiros.

Com o interesse do Povo de Deus pela Espiritualidade Franciscana, surge a Ordem Terceira formada por pessoas solteiras, casadas, viúvas com família e que não optaram pela vida nos conventos ou mosteiros. Tinham a sua profissão, seu trabalho, mas queriam viver a Espiritualidade Franciscana no mundo. Francisco, então, fundou a Terceira Ordem, hoje chamada Ordem Franciscana Secular (OFS).

Somos uma verdadeira Ordem na Igreja, obedecendo a uma forma de vida chamada Regra. Como Ordem, ela é acolhida, aceita e abençoada pela Igreja em todo o mundo. Ela faz parte da Família Franciscana, vivendo o seu carisma.
A OFS é constituída por Fraternidades abertas a todos os cristãos seculares. Todos buscam viver segundo o Santo Evangelho como irmãos e irmãs da Penitência.

“ A Regra e a Vida dos franciscanos seculares é observar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo o exemplo de São Francisco de Assis, que fez do Cristo o inspirador e o centro de sua vida com Deus e com os homens” .( Rg 4; 1 Cel, 18, 115).

A OFS se articula em Fraternidades de vários níveis: internacional, nacional, regional e local. Toda Fraternidade goza de autonomia administrativa, econômica e financeira. Cada uma elege seu Conselho a cada triênio e estão coordenadas entre si segundo a Regra, as Constituições Gerais, o ritual e os estatutos.
A padroeira da OFS é Santa Isabel da Hungria.

O que é uma Fraternidade local ?

As Fraternidades locais acolhem os irmãos e irmãs que, impulsionados pelo Espírito a atingir a perfeição da caridade no próprio estado secular, desejam professar e viver o Evangelho à maneira de São Francisco e mediante à Regra confirmada pela Igreja.
Como “irmãos e irmãs da Penitência “, em virtude de sua vocação impulsionados pela dinâmica do Evangelho, conformem o seu modo de agir e pensar ao de Cristo, mediante uma transformação interior que o próprio Evangelho designa pelo nome de “ conversão “, a qual devido à fragilidade humana , deve ser realizada todos os dias.

As Fraternidades possuem um Serviço de Enfermos e Idosos (SEI) que dá assistência aos irmãos enfermos e/ou idosos impossibilitados de frequentar as reuniões.

Você quer conhecer a nossa Fraternidade?

Se você quer ser um franciscano secular, nos procure em nossa sede no Largo da Carioca, número 05, Museu Sacro Franciscano, das 9h às 16h de segunda-feira à sexta-feira ou pelo telefone (21)2262-0197.
Nossa Fraternidade se reúne uma vez por mês, em um sábado determinado na agenda anual, das 13h30min às 17h30min na sede da Fraternidade no Largo da Carioca.

Os irmãos que desejarem participar das nossas reuniões deverão solicitar uma entrevista com a irmã ministra para que sejam apresentados ao grupo no dia da reunião.

A partir desse dia, querendo o irmão continuar frequentando a Fraternidade, será um “simpatizante de São Francisco”. Após um ano de frequência às reuniões mensais, poderá optar por iniciar a Formação que durará, no mínimo, três anos para chegar à Profissão definitiva como Franciscano Secular Professo.

Celebrações religiosas mensais na igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência:

1)Celebração da Eucaristia às 16h no dia da Reunião mensal da Fraternidade.

2)Coroa das Sete Alegrias de Nossa Senhora ou Coroa Franciscana.
Rezamos a Coroa Franciscana na primeira quinta-feira do mês às 11h.

Após a oração, ao meio-dia, o MSF oferece um recital. Temos uma parceria com a Escola de Música Villa -Lobos que apresentam alunos e professores nos recitais. Apresentam-se, também, outros músicos de excelência.

Atividades do ano de 2019 quando da comemoração do Jubileu do Quarto Centenário da fundação da Fraternidade ( 1619 – 2019):

1. Coroa Franciscana – primeira quinta- feira do mês às 11h.

2. Recitais – primeira quinta-feira do mês ao meio-dia.

3. Rezamos o Terço da Misericórdia transmitido da nossa igreja pela Rádio Catedral.

4. Missa Solene dos 400 anos da Fraternidade celebrada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e transmitida no Rio Celebra pela Rede Vida .

5. Encontro dos irmãos da Fraternidade no Bosque da Barra por ocasião da Comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente com plantio feito pelos irmãos.

6. Dia de São Francisco de Assis – Museu Sacro Franciscano de portas abertas e visitação dos fiéis à imagem de São Francisco .

7. Festa de Natal da Comunidade Canção Nova na igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência transmitida pela TV Canção Nova.

8. Festa de Natal da Fraternidade no Lar Vila do Sol com 50 hóspedes idosos. A Fraternidade preparou o lanche natalino e apresentou o Auto de Natal.

9. Celebração Eucarística, sendo celebrante Dom Orani Tempesta e Reunião com as Ordens e Associações leigas. Presente Padre Valtemário , Vigário do Vicariato para as Ordens e Associações leigas. A Celebração foi transmitida no Rio Celebra pela Rede Vida.

10. Durante o ano, obedecendo ao calendário da Igreja e ao calendário das festas franciscanas realizamos Celebrações e outras atividades como recitais, passeios,retiros e reuniões com o Conselho Regional Sudeste 2 quando convocados.

PAZ e BEM!

Nossa Fraternidade


MINISTRA: VALÉRIA DA COSTA PINHEIRO

VICE-MINISTRA: MÁRCIA REGINA

TESOUREIRA: MARINALVA SANTOS ASSUNÇÃO

MESTRE DE FORMAÇÃO: JESILDA DE MORAES SOARES

SECRETÁRIA: HELENA DA CRUZ ARAÚJO

SECRETARIA E SEI: ANA CARLA MORENO

CONSELHO FISCAL: HELENA DA CRUZ ARAÚJO E DALCIRA RODRIGUES LISBOA MENDES

ADMINISTRADOR: CARLOS ALBERTO PINHEIRO

Ordem Franciscana Secular – OFS


1. NO BRASIL:

  • 16.345 – Irmãos e irmãs professos da OFS;
  • 612 – Fraternidades OFS;
  • 2760 – Juventude Franciscana – JUFRA;
  • 168 – Fraternidade da JUFRA;

2. NO MUNDO:

  • 70 países – OFS e JUFRA;
  • 430.000 – Irmãos e irmãs professos da OFS e jovens da JUFRA

Cronologia da Fraternidade Franciscana Secular de São Francisco da Penitência


São Francisco de Assis nasceu no ano de 1182 na cidade de Assis, na Itália.
Renunciou às coisas do mundo e dedicou-se a viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao qual adotou como Pai.
Passamos a mostrar como a Fraternidade Franciscana Secular de São Francisco da Penitência chegou até o momento em que vivemos, procurando sempre servir e sermos mensageiros da Paz e do Bem no mundo.

1208  –  Fundação da Primeira Ordem, dos Frades, em Assis, na Itália.

1212  –  Fundação da Segunda Ordem, das Freiras, com a chegada de Clara de Assis à Ordem Franciscana.

1221  –  Fundação da Terceira Ordem, hoje Ordem Secular, dos leigos. Os primeiros a professarem a Regra da OFS foi o casal Lúcio e Bona, chamados os bem-casados, em Assis. Mais tarde São Lúcio e Santa Bona.

1223  –  A Regra da Ordem Terceira foi confirmada pelo Papa Honório III.

Convite de São Francisco


Em 24 de Fevereiro de 1208 na festa de São Mateus e na Capelinha da Porciúncula, Francisco exclamou;

após o Evangelho em Mateus 19,7-9:

“É isto que eu quero, é isto que busco, é o que desejo do mais íntimo do meu coração!”

Se você quer ser um Franciscano secular, venha participar de nossas reuniões mensais, sempre aos sábados das 13h as 17 h.

Ligue para a Ministra Valéria ou envie um e-mail confirmando sua presença.

E-mail: profvaleriapinheiro@gmail.com

Cel: (21) 99951-7977

Ordem Franciscana Secular do Brasil


ÁREA NORTE

Norte 1: Amazonas, Roraima e Acre

Norte 2: Pará Leste e Amapá

Norte 3: Pará Oeste

Conselheira nacional: Jucilene Caldas da Silva

Por questões de proximidade com a região centro-oeste as fraternidades de Tocantins são atendidas pelas fraternidades desta região.

ÁREA NORDESTE “A”

Nordeste A1:  Maranhão

Nordeste A2:  Ceará e Piauí

Conselheiro nacional: Paulo Gomes Mesquita

ÁREA NORDESTE “B”

Nordeste B1: Paraíba e Rio Grande do Norte

Nordeste B2: Pernambuco e Alagoas

Nordeste B3: Bahia e Sergipe

Conselheiro Nacional: Ebevaldo Oliveira do Nascimento

ÁREA CENTRO-OESTE

Centro: Distrito Federal, Goiás e Tocantins

Oeste: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia

Conselheiro nacional: Luiz Laudenir Mendes Jorge

Por questões de proximidade com a região centro-oeste as fraternidades de Tocantins são atendidas pelas fraternidades desta região.

ÁREA SUDESTE

Sudeste 1: Minas Gerais

Sudeste 2: Rio de Janeiro e Espírito Santo

Sudeste 3: São Paulo

Conselheiro nacional: Antônio Júlio Martins

ÁREA SUL

Sul 1: Paraná

Sul 2: Santa Catarina

Sul 3: Rio Grande do Sul

Conselheiro nacional: Devanir Reis Silva

Conselheiro nacional: Antônio Júlio Martins

Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil


A Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil é parte integrante autônoma do Movimento Internacional da Juventude Franciscana que é formada por aqueles/as jovens que se sentem chamados/as pelo Espírito Santo para fazer, em fraternidade, a experiência de vida cristã, à luz da mensagem de São Francisco de Assis, aprofundando a própria vocação no âmbito da Ordem Franciscana Secular. A caminhada da Jufra começou em 1971.   Em 2019 completa 48 anos .

A JUFRA compreende membros de quatro categorias distintas: Infância Franciscana (Infância); Micro Franciscanos (pré-adolescentes); Mini Franciscanos (adolescentes); e Jufristas (jovens de 15 a 30 anos incompletos). A idade de 15 anos para ingresso na JUFRA é o limite mínimo e a admissão dos membros é feita na Fraternidade Local através de inserção pessoal espontânea ou por convite. Concretiza-se com a participação na Formação da Infância Franciscana, Micro Franciscanos, Mini Franciscanos, e para o Jufrista com o Ritual do Compromisso Franciscano de Vida, a ser realizado no Retiro Inicial da Formação Base da JUFRA. São 70.000  jufristas no mundo, sendo 2.300 no Brasil.

Jufra pelo Mundo


Jufra Chile;Jufra Coréia do Sul;Jufra Espanha ;Jufra Estados Unidos ;Jufra Itália

Jufra México;Jufra Portugal ;Jufra Venezuela
+ No Site : www.ciofs.org

 

A JUFRA do Brasil se organiza em Fraternidades de vários níveis: Local,Regional, e Nacional.

 

Os Regionais da JUFRA do Brasil.

Os Regionais da JUFRA do Brasil e seus respectivos Estados e Áreas correspondentes são: Área Norte: Regional Norte 1 (AM, RR e AC), Regional Norte 2 (PA Leste e AP) e Regional Norte 3 (Pará Oeste); Área Nordeste A: Regional Nordeste A1 (MA), Regional Nordeste A2 (CE e PI) e Regional Nordeste A3 (PB e RN); Área Nordeste B: Regional Nordeste B1 (PE e AL), Regional Nordeste B2 (SE), Regional Nordeste B3 (Bahia Norte) e Regional Nordeste B4 (Bahia Sul); Área Sudeste: Regional Sudeste 1 (MG), Regional Sudeste 2 (RJ e ES) e Regional Sudeste 3 (SP); Área Sul: Regional Sul 1 (PR), Regional Sul 2 (SC) e Regional Sul 3 (RS);

Área Centro-Oeste: Regional Centro (DF, GO e TO) e Regional Oeste (MS, MT e RO).

LIMA, Emanuelson Matias de. Histórico, organização e objetivos da JUFRA in: Juventude Franciscana do Brasil, Livro da Etapa de Formação Inicial, 1ª Edição, 2016.

Contatos: www.jufrabrasil.org  /https://www.facebook.com/jufradobrasil/https://www.instagram.com/jufradobrasil/

OFS – Regional Sudeste II – RJ/ES


Ministro Regional: Marco Antônio Dias Rodriguez

Hoje somos 1181 irmãos e irmãs distribuídos em 34 fraternidades constituídas  canonicamente (eregida), e distribuídos por cinco distritos em todo estado do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Este número inclui professos ativos e SEI.

Novo conselho eleito para o triênio 2019/2022

Ministro: Marco Antonio Dias Rodriguez – Frat. São Francisco de Assis, Rio Comprido.
Vice-Ministra: Luzimar Vieira da Costa Lima – Frat. N S da Conceição, Paty do Alferes.
Conselheira 1º Distrito: Maria Tereza Ribeiro – Frat. Santo Antonio, Largo da Carioca.
Conselheiro 2º Distrito: Joelmo Azevedo – Frat. N. S. do Desterro, Quissamã
Conselheiro 3º Distrito: José Carlos Dionízio – Frat. Santa Clara, Jardim Primavera.
Conselheiro 4º Distrito: José Edson Salaroli – Frat. N. S. da Penha, Vila Velha, ES.
Conselheira 5º Distrito: Maria Lucia de Jesus Barboza – Frat. N. S. da Conceição, Paty do Alferes.
Coordenador de Formação: Flávio José de Paula – Frat. N. S. das Graças, São Gonçalo.
1º Tesoureiro: Daniel Silbernagel – Frat. Sagrado Coração, Petrópolis.
2ª Tesoureira: Sandra de Oliveira – Frat. São Francisco de Assis, Rio Comprido.
1ª Secretária: Cristiane Rodrigues – Frat. Santa Clara, Venda das Pedras.
2ª Secretária: Thais Mello – Frat. Bem-Aventurada Imaculada Virgem Maria, Porciuncula, Niteroi.

Coordenadora do SEI: Cleildes dos Santos – Frat. São João de Meriti, São João de Meriti.

Coordenadora de Comunicação: Joseane Rodriguez, Frat. São Francisco de Assis, Rio Comprido.
Coordenador de JPIC: Helio Gouvea – Frat. Santo Antonio dos Pobres, Volta Redonda.

Conselho Fiscal Titulares:
Edualdo Antonio, Frat. Santo Antonio, Largo da Carioca
Eudina Galazzi, Frat. Sagrado Coração de Jesus, Colatina, ES
Marlucia Alves, Frat. Bem-Aventura Imaculada Virgem Maria, Porciuncula, Niteroi.

Conselho Fiscal Suplentes:
Otávio Catarcione, Frat. São Francisco das Chagas, Comendador Soares
Feliciano Silva, Frat. Santa Clara, Jardim Primavera
Leir Martins, Frat. Bem-Aventura Imaculada Virgem Maria, Porciuncula, Niteroi.

Organização Regional


Rio de Janeiro e Espírito Santo é formado, atualmente, por 34 Fraternidades Locais, canonicamente erigidas, distribuídas em 5 Distritos:

1º Distrito


2º Distrito


3º Distrito


4º Distrito


5º Distrito


Ordem Franciscana Secular Internacional


Conselho Nacional da OFS Triênio 2015-2018

Vanderlei Suélio Gomes: Ministro Nacional e Conselheiro Internacional. Goiânia.

CIOFS – Ministro Generale Tibor Kauser Hungary/Ungheria

Conselho da Presidência do CIOFS (Conselho Internacional da OFS)

Conselheiro para a área Ásia-Europa 1: Ana Fruk (Croácia)
Conselheiro para a área Espanha/América Latina: Ana Maria Raffo (Peru)
Conselheiro para a área Europa 2 Inglês/Italiano: Attilio Galimberti (Itália)
Conselheiro para a área francesa: Michele Janian (Líbano)
Conselheiro para área portuguesa/espanhola da América do Sul: Silvia Diana (Argentina)
Conselheiro para área Norte-americana e África: Jenny Harrington (África do Sul)
Conselheiro para área inglesa da Ásia/Oceania: Augustine Young (Coréia)
Conselheiro para a Jufra: Andrea Odak (Bósnia).

No mundo a OFS – Ordem Franciscana Secular está presente em 70 países com cerca de 430.000 Franciscanos Seculares Professos e Juventude Franciscana (JUFRA) que está presente em mais de cem países nos cinco continentes.

OFS – Ordem Franciscana Secular – Europa:

Albânia, Alemanha, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Bósnia, Bulgária, Croácia, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estônia, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Cazaquistão, Letônia, Lituânia, Malta, Noruega, Holanda, Polônia, Portugal, România, Rússia, República Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia, Suíça, Ucrânia, Hungria.

OFS – Ordem Franciscana Secular – África:

Angola, África do Sul, Benin, Burundi, Camarões, República Centro Africana, Chade, República Democrática do Congo, Costa do Marfim, Egito, Eritréia, Madagascar, Malawi, Ilhas Maurício, Moçambique, Nigéria, Quênia, Ruanda, Tanzânia, Togo, Uganda, Zâmbia, Zimbábue.

OFS – Ordem Franciscana Secular – América:

Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

OFS – Ordem Franciscana Secular – Ásia:

Coréia, Filipinas, Japão, Hong Kong, Índia, Indonésia, Líbano, Malásia, Paquistão, Singapura, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan e Vietnam.

OFS – Ordem Franciscana Secular – Oceania:

Austrália, Nova Zelândia.

Realização

Nossa Localização

Mapas

1. Carlos Alberto Pinheiro
Administrador
Tel : 21 99946-7759
carlospinheiro2@icloud.com

2. Edilene Capanema
Projeto
Tel : 21 99273-1833
edilene@terrabrasil.art.br

3. Adriano Pereira
Marketing
Tel : 21 99393-9300
informe@empresarial.com

Reinaldo.macedo.carmo@gmail.com

4. Maria Tereza Ribeiro
Visitas guiadas
Tel : 99613-7065
terezapazebem@yahoo.com.br

5. Janaína Ayres
Cursos e Seminários
Tel : 21 99952-9778
jmraayres@gmail.com

6. Marcio Gabriel
Informática e Site
Tel : 21 98718-5859
gabrielvazmg@gmail.com