Cópia de textos de autores renomados que ao longo da história se manifestaram sobre os franciscanos, a Igreja da Ordem Terceira e o Museu Sacro Franciscano.

Fundação da Ordem


São Francisco de Assis, grandioso Apóstolo da Caridade, nos deixou o mais vivo exemplo de desapego das riquezas do mundo. Era filho de casa abastada e trocou a herança paterna para tornar-se pobre e viver como pobre,mas rico de fé, amor e caridade para com todos os seres humanos tal como com os  animais e os seres inanimados, chamando a todos de “irmãos e irmãs”. Nasceu na cidade de Assis, n Úmbria, em 1182 e faleceu a 4 de outubro de 1226. Foi canonizado em 1229. A Desta de São Francisco de Assis é celebrada no dia 4 de outubro e a Festa da Impressão das Chagas, a 17 de setembro.

São Francisco de Assis fundou, na Itália, as três Ordens Franciscanas. E 1208, a Ordem Primeira dos Frades; em 1212, a Segunda Ordem das irmãs Clarissas e, em 1221,a Terceira Ordem ou Ordem Franciscana Secular, dos irmãos leigos, a qual pertencemos. Em 1223, o Papa Honório III confirmou a Regra a Regra da Ordem Secular e, sendo ampliada por outros Pontífices, estendeu-se por todo o Orbe Católico. Em 1619, o casal português Luiz de Figueiredo e sua esposa, Antônia Carneiro, irmãos Noviços da Ordem Terceira da Penitência de Lisboa, conceberam a louvável idéia de instituí-la no Rio de Janeiro.  O casal comunicou, aos frades do Convento de Santo Antônio, já existente desde 4 de junho de 1608, data de sua fundação, a intenção de fundar uma Fraternidade.

O Custódio do Convento, Frei Paulo de Santa Catharina e o Guardião, Frei Bernardino de São Thiago, não só assistiram os irmãos terceiros para a Profissão, perante toda a Comunidade, como lhes ofertaram um terreno contíguo, do lado esquerdo da Igreja de Santo Antônio, para construírem uma Capela, a qual foi fundada em 20 de março de 1619. Esta data é marcada como a  da fundação da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência do Rio de Janeiro, a mais antiga das que aqui se estabeleceram. Por muitos anos foi considerada uma das mais importantes do mundo pelos serviços prestado aos irmãos necessitados, graças à generosidade de seus beneméritos benfeitores e à constante honradez de suas zelosas e humanitárias Administrações.

O irmão Ministro Luiz de Figueiredo e sua esposa, Antonia Carneiro, cheios de ardente amor, de fé e de caridade, foram incansáveis, buscando esmolas para sua obra e, em 1622, concluíram a referida capela que, com a invocação de Nossa Senhora da Conceição serviu por mais de 60 anos de Igreja da Ordem Terceira. Em 17 de Setembro de 1622, aconteceu a primeira festividade da Impressão das Chagas e a primeira Eleição de Mesa, sendo o mencionado irmão, Luiz de Figueiredo, eleito Ministro, cargo que exerceu até 1627. Muitos anos depois, quando a Igreja atual estava construída, passou a Capela a servir de Capela do Noviciado, deixando de ser, não só porque a Revolução Régia de 29 de outubro de 1816, ali mandou levantar um mausoléu de mármore para o Infante Dom Pedro Carlos de Bourbon e Bragança, mas também por se achar quase pronto a atual Capela do Noviciado.

A Capela Primitiva, da Imaculada Conceição, Padroeira das Ordens Franciscanas, é separada da Igreja de Santo Antônio por uma grade de ferro. A Capela da Imaculada Conceição que foi sede da nossa Fraternidade Franciscana Secular de São Francisco da Penitência, mede “44 palmos comprido e 24 palmos de largo”.

Museu Sacro


A tradição impera em todos os setores da Venerável Ordem  Terceira de São Francisco da Penitência. A partir da sua fundação, os seus Ministros procuraram sempre manter os objetos históricos doados à Instituição e que, sem dúvida, representavam um momento, um fato da vida da Venerável Ordem.

O “Museu Sacro”, esta localizado em anexo à Igreja da Ordem, e a idéia de sua criação surgiu na Administração do Ministro Alfredo Fernandes dos Santos, em resolução de Mesa de 28 de janeiro de 1932.

O “Museu Sacro” da Ordem da Penitência é, indiscutivelmente, em seu gênero, o mais antigo e completo do Brasil. Existia de inicio, em condições precárias em face de época. A Administração convocou o museólogo e professor do Museu Histórico Nacional, Dr. José Francisco Felix de Mariz, funcionário da Venerável Ordem, para a sua organização, a fim de concretizar um velho sonho. A sua inauguração teve lugar em 17 de setembro de 1933, data da festa da Impressão das Chagas. O “Museu Sacro” da Venerável Ordem possui valiosas coleciões, grande numero de raros e valiosos objetos referentes ao culto religioso como, alfaias, andores, lanternas, insígnias. Merece especial destaque as imagens e paramentos da famosa e sempre lembrada procissão das Cinzas instituída em 1647, cujo primeiro cortejo saiu em 1650, realizando-se anualmente, na Quarta-feira de Cinzas, com o objetivo de lembrar aos fieis, a época da quaresma e da penitencia.

O Museu compõe-se das seguintes dependências: Salão das Alfaias, Sala dos Andores, Galeria das Imagens, Capela Primitiva da Ordem (Nossa Senhora da Conceição), Galeria das Capelas, Gabinete do Irma, o Mestre de Noviços, Capela do Sacramento (Noviciado), Antessacristia, Sacristia, escadas do Consistório, Coro, Ante-Coro, Salão de Retratos, Pátio Interno, Cemitério antigo das Catacumbas e Capela anexa.

Cronologia


  1. Cronologia da Fraternidade Franciscana Secular de São Francisco da Penitência desde sua fundação 1619 até a fundação do Museu Sacro Franciscano 1935;
  2. Cronologia esquemática da construção dos prédios existentes que compõe hoje o Museu Sacro Franciscano;
    • Capela Primitiva;
    • Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência;
    • Capela do Santíssimo e dos Noviços;
    • Sacristia, e Antessacristia;
    • Consistório, Coro e Mansarda;
    • Terraço;
    • Adro Externo;
    • Cemitério, Capelas Mortuárias, Capela da Ressurreição e Capela dos Escravos;
    • Arcos de São Francisco;
    • Casa do Administrador;
    • Arquivo e casa anexa: Capela da Sagrada Família;
    • Casa da Carioca, n º 03;
    • Casa da Carioca, nº 05.
      Observação: O Hospital da VOT foi demolido em 1907.
  3. Criação do Museu Sacro Franciscano em 1935 com o objetivo principal de agregar todos os prédios existentes sob a coordenação e administração do museu;
  4. Desde 1935 até 1960 o Museu Sacro Franciscano manteve seu rico e exuberante acervo artístico e histórico com muitas dificuldades devido aos momentos difíceis que passava a VOT, sua mantedora;
  5. Desde 1960 até 2000 o museu com sua igreja, capelas e anexos, permaneceu fechado;
  6. Entre 2001 e 2003, devido ao apoio do BNDES, esta Joia do Barroco Brasileiro, a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência pôde ser restaurada e o Museu Sacro, como um todo, pôde ser limpo e higienizado;
  7. Após a entrega em 2003, das obras patrocinadas pelo BNDES, o museu pôde ser reaberto ao público com visitas diárias;
  8. Desde 2003 até2012, a orientação básica foi limpeza e arrumação em todo o terreno de 8.900 m², situado entre o Largo da Carioca e a Avenida República do Paraguai, e nos outros prédios de compõe o Museu Sacro. Neste período, iniciamos os estudos para um projeto Museal para nosso Museu Sacro Franciscano. A esse projeto chamamos de “CAMINHO DE SÃO FRANCISCO”;
  9. Em 2012 iniciamos as tratativas com o BNDES para a venda por permuta, de parte do terreno da Fraternidade localizada na Avenida República do Paraguai, através do recebimento de parte das salas e instalações no Novo Prédio Anexo do BNDES, e que seriam alugadas por 30 anos para o próprio BNDES;
  10. Em 2015, concluído o contrato do prédio anexo com o BNDES, a Fraternidade, já em 2016 consolidou o PROJETO CAMINHO DE SÃO FRANCISCO, que é o Projeto Museal do nosso MUSEU SACRO FRANCISCANO.

Secretaria Geral


A Secretaria da Venerável Ordem, sempre funciou Largo da Carioca, no velho Edifício que abrigava o antigo Hospital. Inicialmente cabia à Secretaria os serviços mais variados que foram o aumento do número de Irmãos, crescendo em volume e resultando na criação de novos setores, funcionando inclusive a Administração do Comendador Ramiro Lemos Corrêa, o setor jurídico, tudo dirigido com grande eficiência e indiscutível competência, por um Diretor da Secretaria, Doutor Carlos Pereira de Almeida, que exerceu o cargo por mais de 40 anos.

A Secretaria é encarregada da recepção e a resposta de toda correspondência, redação de ofícios as autoridades e entidades. Compete, ainda, a Secretaria o serviço de redação das Atas de reuniões de Mesas de Oficiais, Administrativas e Conjuntas, organização do fichário funcional, através do Setor de Pessoal e, também, de um fichário, sempre atualizado, dos imóveis e da movimentação dos respectivos inquilinos.

Sob a responsabilidade de um servidor especializado, funcionava o Setor Admissão de Irmãos com a responsabilidade de fazer a triagem da documentação inicial apresentada pelos candidatos a Irmãos e, a seguir, providenciar a expedição ou a substituição de Carteiras, finalmente, no sentido de aditar as alterações havidas e relacionadas com os Irmãos.

O fichário era a fonte principal de pesquisas relacionadas com a vida de Irmãos ilustres que trabalham pelo progresso e pelo desenvolvimento da Instituição.

Existia, ainda, o Departamento Funerário, responsável pelo registro de óbitos, enterramentos e controle dos carneiros perpétuos. Na Secretaria eram prestadas todas as informações e os esclarecimentos referentes à vida da Venerável Ordem.

Na Administração do Ministro Comendador Ramiro Lemos Corrêa (período de 1959 a 1964), houve o desmembramento da Secretaria em três setores: Secretaria, Contabilidade e Departamento Jurídico.

FONTE: Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência -Notícia Histórica/350 anos.

Arquivo Geral


A Venerável Ordem manteve um Arquivo Geral sob a orientação técnica de funcionário especializado, o qual organizado de acordo com as diretrizes da Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

No intuito da preservação dos documentos de relevante importância que a Venerável Ordem possui a administração Ministro Manoel Pinto de Almeida, designou o Dr. Herculano Gomes Matias, chefe da Divisão de Documentação do Museu Histórico Nacional, a função de reorganizar e modernizar o Arquivo que teve assim, as suas novas instalações inauguradas em 8 de dezembro de 1958, com a exposição de peças de grande valor, como, entre outras, o exemplar manuscrito dos datados de 1801, e que foi o primeiro elaborado no Brasil. Destacou-se ainda, nesta mostra, um breve Papal, também manuscrito em 1668. A “Casa Forte” guarda os documentos da mais alta histórica, o registro geral dos irmãos, os livros de atas das reuniões da Mesa, e os principais da contabilidade.

Deve-se frisar que o Arquivo Geral foi reorganizado de acordo com a Mesa Administrativa de 1957. Continuando na Administração do Comendador Ramiro Lemos Corrêa, atualização e aprimoramento com a classificação especifica de todos os documentos relativos aos seus imóveis desde as escrituras de compra ou doação ate aos contratos de locação em vigor. O Arquivo Geral da Ordem, face ao natural desgaste, mereceu em 1966, uma especial atenção do atual Ministro Oswaldo da Rocha Pacheco, que usando funcionários da casa, encadernou e reencapou mais de 5111 volumes de documentos diversos.

O Arquivo mantém atualizado o controle da documentação das propriedades imobiliárias, das deliberações das Mesas e de todos os documentos que transitam pela Secretaria, Contabilidade e Tesouraria de hoje, o que representa inexaurível fonte de consultas em relação à vida da Venerável Ordem e a fatos ocorridos, que tiveram repercussão ha séculos passados, em nossa Pátria.

FONTE: Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência -Notícia Histórica/350 anos.

Galeria de Fotos


Vídeo


Realização

Nossa Localização

Mapas

1. Carlos Alberto Pinheiro
Administrador
Tel : 21 99946-7759
carlospinheiro2@icloud.com

2. Edilene Capanema
Projeto
Tel : 21 99273-1833
edilene@terrabrasil.art.br

3. Reinaldo Macedo
Marketing
Tel : 21 9316-7056
Reinaldo.macedo.carmo@gmail.com

4. Maria Tereza Ribeiro
Visitas guiadas
Tel : 99613-7065
terezapazebem@yahoo.com.br

5. Janaína Ayres
Cursos e Seminários
Tel : 21 99952-9778
jmraayres@gmail.com

6. Marcio Gabriel
Informática e Site
Tel : 21 98718-5859
gabrielvazmg@gmail.com